Logo Bek

BLOG

Parte 1: Como técnico ou engenheiro, devo dominar todas as áreas de segurança de Máquinas no Brasil?

18 de maio de 2024

Dentro do universo da segurança de máquinas e equipamentos, existem diversas especialidades para os profissionais que trabalham com a Norma NR-12 e todas as demais normas que compõem o processo de adequação de máquinas e equipamentos.

Diferente do que muitos acham, não é função do profissional técnico ou engenheiro, conhecer e dominar todas as áreas e processos de adequação de máquinas ou equipamentos.

Vamos entender um pouco destas áreas? OBS: Não siginifica que se limitam a estes processos, e aqui apenas apresentamos um pouco desse conhecimento. Então vamos lá:

Inicialmente podemos dizer que existem etapas para o processo de Apreciação e Redução de Riscos conforme a Norma NBR ISO 12100:2013.

1 – Identificação de perigos e riscos: podemos ter profissionais que identificam e quantificam os riscos e perigos encontrados em qualquer tipo de máquina verificando se são aceitáveis ou não. Esta seria a etapa inicial. ALguns profissionais tem habilitação e competência para identificar e estimar esses riscos. Isso não quer dizer que esse mesmo profissional irá realizar a seleção dos dispositivos e sistemas de segurança que essa máquina deve apresentar, pois o processo de redução de riscos compreende outras competências e habilitações (Elétrica, mecânica, hidráulica/pneumática, química, térmica, etc).

2 – Projeto e seleção de sistemas de segurança: Com base na estimativa de riscos e perigos, outros profissionais podem ser requeridos. Aqui entra outro profissional que pode realizar o projeto com seleção de dispositivos e sistemas de segurança dos mais variados tipos. Podemos ter profissionais da área elétrica, mecânica, hidráulica, ergonomia, radiação, térmica química e muitas outras, que determinarão “projetos” técnicos ou laudos específicos que informarão como a máquina atingirá um nível de segurança aceitável e sem riscos aos trabalhadores. O conhecimento desses profissionais será específico.

3 – Integração e/ou adequação: Empresas especializadas em realizar fabricação e instalação de dispositivos e sistemas de segurança devem ser selecionadas. Aqui também podem haver profissionais qualificados que apresentam habilitação e conhecimentos para o sistema de automação e de segurança dos diversos tipos de energia existentes (mecânica, elétrica, hidráulica e pneumática, etc). Este profisisonal não necessariamente compreende os processos de identificação de riscos e perigos.

…CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM…

hashtagNR12 hashtagNORMANR12 hashtagENGENHEIROSDESEGURANÇADOTRABALHO hashtagTST hashtagENGENHEIROSMECÂNICOS hashtagENGENHEIROSELETRICISTAS hashtagENGENHEIROSDECONTROLEEAUTOMAÇÃO